Veja o artigo na página completa

Livro sobre enredos de carnaval ganha nova edição após 10 anos

"Pra tudo começar na quinta-feira": A obra definitiva sobre os enredos do Carnaval do Rio ganha nova edição!

Prepare-se para mergulhar no universo fascinante dos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro com a edição ampliada e revista de "Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos". A obra dos renomados autores Luiz Antonio Simas e Fábio Fabato chega com novidades, prometendo ser um guia essencial para entender a alma da folia carioca.

Uma jornada pela história e criatividade dos enredos

Publicado pela Mórula Editorial, o livro, que originalmente foi lançado em 2015, foi atualizado para refletir as transformações e a evolução do quesito enredo a partir de 2016. Com uma pesquisa profunda e uma linguagem acessível, a obra desvenda a relação intrínseca entre as temáticas escolhidas pelas agremiações e os contextos sociais, políticos e culturais de cada época. É uma análise minuciosa de como os acontecimentos ao redor moldam as narrativas que ganham vida na Avenida.

Carnavalescos em destaque e a força das novas gerações

O livro não se limita a apresentar os enredos; ele também se debruça sobre a atuação dos principais carnavalescos, desvendando seus métodos de concepção, propostas narrativas e conceitos gerais. A nova edição traz um acréscimo fundamental, destacando a influência de artistas como Leandro Vieira, Leonardo Bora, Gabriel Haddad e Tarcísio Zanon, que trouxeram uma nova revolução para o quesito. Luiz Antonio Simas ressalta a importância desse acréscimo, pontuando que "o imperativo acréscimo joga luz no atual momento".

Enredos como protagonistas e a celebração da diversidade

Fábio Fabato complementa, afirmando que, após um período de aparente sacrifício das temáticas no início do século, os enredos e os debates que eles propõem reassumiram o protagonismo na engrenagem momesca, especialmente nos últimos dez anos, em resposta a ataques sofridos pelas escolas. A obra é, portanto, um tratado sobre o presente e a resiliência da cultura popular.

Homenagens e a inspiração de Fernando Pamplona

As ilustrações que embelezam a obra são assinadas pelo saudoso Fernando Pamplona, figura icônica e considerado o pai de todos os carnavalescos. Com o centenário de Pamplona se aproximando em 2026, sua influência permeia todos os caminhos do livro. O prefácio da nova edição é uma contribuição valiosa do comentarista Milton Cunha, que destaca a importância do quesito enredo para o entendimento cultural do desfile, protagonizado por artistas populares que buscam ocupar o centro da cidade com suas criações. A obra também presta uma emocionante homenagem a três grandes narradoras que nos deixaram recentemente: Rosa Magalhães, Maria Augusta Rodrigues e Márcia Lage, celebrando aqueles que pavimentaram os caminhos desta festa tão diversa.

Informações sobre a obra:

Não perca a oportunidade de adquirir este livro fundamental para todos os amantes do Carnaval!

#EnredosDoCarnaval #LuizAntonioSimas #FabioFabato #CarnavalDoRio #LivroCarnaval
Siga no Instagran

Confira as noticias mais acessadas do Carnaval do Rio de Janeiro

Carnaval 2025: Liesa divulga datas dos ensaios técnicos no Rio Intendente Magalhães: Conheça a ordem dos desfiles das séries Prata e Bronze para o carnaval 2025 Ordem dos desfiles do grupo especial para o Carnaval 2025 - RJ Conheça a ordem dos desfiles da Série Ouro para o Carnaval 2025
Veja o artigo na página completa