Salgueiro grava samba-enredo 2026 em homenagem a Rosa Magalhães!
A Academia do Samba já está a todo vapor para o Carnaval de 2026! Na última segunda-feira, 8 de outubro, no Estúdio Century, na Barra Olímpica, o Acadêmicos do Salgueiro gravou a sua faixa para o álbum oficial de sambas-enredo do Grupo Especial. A grande homenageada deste ano é ninguém menos que Rosa Magalhães, uma das figuras mais icônicas e fundamentais do carnaval carioca.
Um Samba para a Lenda:
O enredo, intitulado "A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau", leva a assinatura do carnavalesco Jorge Silveira e promete emocionar a todos. A escolha de homenagear Rosa Magalhães é um reconhecimento mais que merecido a uma carreira brilhante e a contribuições inestimáveis para a festa.
Vozes da Comunidade:
Durante a gravação, conversamos com alguns integrantes da escola que compartilharam a emoção de fazer parte deste momento:
- Luan Lima, 21 anos (Coro): "É muito legal estar participando da gravação porque eu sou salgueirense. Fazer parte do carro de som da minha escola, para mim, é um sonho. Estou muito feliz de estar aqui mais um ano, podendo aprender com essas pessoas sensacionais, principalmente o Igor, que é um grande intérprete. Estar aqui aprendendo é como viver um grande sonho do qual eu não consigo acordar, ainda mais com esse samba que mexe comigo, no meu coração, principalmente a parte do refrão, que para mim é a mais bonita do samba. É um refrão muito forte, característica do Salgueiro, uma influência poderosa que abraça a comunidade na Sapucaí. É um samba alegre e bonito, que retrata a história da Rosa e vai surpreender muita gente."
- Rafael Gomes, 13 anos (Ritmista da "Furiosa"): "Sempre é uma honra muito grande estar gravando com essa escola incrível. Vai ser um desfile muito emocionante na Sapucaí, e acho que o povo vai cantar bastante aquela parte antes do refrão: ‘Mestra, você me fez amar a festa, e eu virei carnavalesco, sonhei ser Rosa, te faço enredo’."
- Pablo Lima, 22 anos (Ritmista da "Furiosa"): "É uma escola à qual eu me dedico muito, e isso é muito gratificante. O samba mexe bastante, porque fala de uma pessoa muito importante, que é a Rosa, e do que ela representou para o nosso carnaval. Ele homenageia todos que se inspiravam nela e que continuam se inspirando até hoje. Acho que vai pegar bastante na avenida."
- Raphael Gravino, 30 anos (Violonista): "Agora é um processo que deixa as escolas de samba mais livres para fazerem o seu formato, com seus músicos, seus intérpretes de apoio, com todo o seu time à disposição. Cada escola conduz a escolha do seu samba de uma forma, e acredito que esta foi a melhor maneira que o Salgueiro encontrou. Como será a última escola a desfilar, precisa de um samba com energia, versatilidade e que se comunique com o público e acredito que esse será a nossa grande cartada para o carnaval do ano que vem."
A energia e a paixão em cada nota e em cada palavra demonstraram o quanto o Salgueiro está empenhado em fazer um desfile memorável em 2026, honrando a trajetória de Rosa Magalhães e a força da sua comunidade.
#Salgueiro #RosaMagalhães #Carnaval2026 #GrupoEspecial #SambaEnredo #AcademiaDoSamba