Veja o artigo na página completa

União de Maricá celebra o samba com Império Serrano e União da Ilha

União de Maricá celebra o samba e a boemia no Baródromo com Império Serrano e União da Ilha

Em um domingo vibrante, a União de Maricá transformou o Baródromo, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em um palco de celebração do samba e da boemia carioca. A agremiação, fundada em 2015 e já com dois títulos na Intendente, recebeu as tradicionais Império Serrano e União da Ilha do Governador para um encontro memorável que reforça os laços entre as escolas e a paixão pelo Carnaval.

O Projeto "Maricá Faz a Festa"

O presidente da União de Maricá, Matheus Santos, explicou a motivação por trás do evento: "O projeto ‘Maricá faz a festa’ surgiu da vontade de fazer um evento no Rio de Janeiro, porque a gente, apesar de já ter recebido várias outras coirmãs na nossa quadra, fica muito tempo fora, em Maricá. É importante mostrar nosso samba e nossa potência para a Cidade Maravilhosa." Ele destacou a importância de convidar não apenas coirmãs, mas também pilares do Carnaval carioca como Império Serrano e União da Ilha, além de Porto da Pedra e Estácio de Sá, entre outras.

Matheus Santos ressaltou o espírito de confraternização: "Eu seria hipócrita de afirmar que não quero ganhar o carnaval, mas hoje aqui não tem competição, não tem disputa, não tem nada. A gente veio aqui para brincar".

A Voz do Samba e a Energia das Baterias

O experiente intérprete Zé Paulo Sierra, em seu primeiro ano à frente do carro de som da União de Maricá, enfatizou a responsabilidade e o aprendizado ao receber agremiações tão tradicionais: "É uma responsabilidade muito grande, porque a gente está falando de duas escolas muito tradicionais no Carnaval do Rio de Janeiro. Maricá tem cerca de dez anos e aprende com tudo isso também, colocando-se em uma posição de amadurecimento, de aprendizado."

Para o mestre de bateria Paulinho Steves, a solenidade foi inspiradora: "Para mim, é um prazer, uma honra fazer essa festa da União de Maricá e ter como convidados o Império Serrano e a União da Ilha, que têm uma energia surreal."

Homenagens e a Força do Império Serrano

A União de Maricá retribuiu a presença das convidadas com a entrega de placas especiais, homenageando também o proprietário do Baródromo, Felipe Trotta. O Império Serrano, agremiação antológica do Morro da Serrinha, abriu as apresentações com uma performance marcante e a presença massiva de sua comunidade.

O diretor de harmonia do Império Serrano, Paulo Dimitri, declarou: "Se convidar para qualquer lugar para falar de samba, o Império faz questão de estar presente. O Império tem uma história, tem uma tradição. A gente tem uma parceria muito forte com a União de Maricá. Onde Maricá chama, a gente faz questão de ir."

O intérprete imperiano Vitor Cunha também celebrou o convite e o público presente: "Gostaria de agradecer mais uma vez a toda a diretoria da Maricá por ter convidado a gente. Fizemos uma festa aqui no meio do povo hoje. Foi dia de jogo, um domingo, e a galera cantando junto com a gente."

União da Ilha e a Promessa de um Grande Carnaval

Após a vibrante passagem da União de Maricá, a União da Ilha do Governador encantou o público com uma sequência de clássicos de sua discografia. O mestre de bateria Marcelo Santos expressou sua felicidade: "É uma felicidade e uma honra estar participando desse encontro promovido pela União de Maricá, junto com o Império Serrano, no Baródromo. Fico muito agradecido de encerrar essa festa com a Baterilha."

O intérprete Tem-Tem Jr. reforçou o agradecimento e celebrou o desempenho de seus colegas: "Zé Paulo e Vitor Cunha são dois cantores fantásticos, que eu amo, e têm uma voz que carrega a comunidade. Somos três escolas superpotências do carnaval e merecedoras do título." Ele antecipou que a expectativa para 2026 é máxima, com a Ilha cantando forte rumo ao Grupo Especial.

Superação e Otimismo para o Futuro

O evento no Baródromo também serviu como um termômetro para a performance das escolas no Carnaval. O Império Serrano, que enfrentou um incêndio que afetou suas fantasias pouco antes do desfile passado, demonstrou resiliência: "Eu venho de um ano bem problemático, bem triste para a gente, mas o imperiano não deixou a escola cair. A gente mostrou isso no ano passado e, neste ano, o imperiano está com essa vontade de mostrar o que é o Império." Vitor Cunha complementou com otimismo: "Todos os setores do Império estão com uma expectativa muito grande para superar o nosso último desfile. Adversidades acontecem a cada ano, mas este ano vai dar tudo certo. O Império vai fazer um ótimo desfile e, se Deus quiser, voltaremos ao Grupo Especial em 2027."

A União da Ilha, que alcançou o quarto lugar em 2025, também promete um grande desfile. Marcelo Santos destacou o entrosamento da bateria com o carro de som e com o intérprete Tem-Tem Jr., garantindo que a escola chegará com tudo no ensaio técnico.

União de Maricá: Preparação Intensa e Comunidade Engajada

A anfitriã União de Maricá, uma das favoritas, demonstrou confiança. O intérprete Zé Paulo Sierra elogiou o canto e a força da comunidade: "A gente vem fazendo um trabalho bacana, que tem refletido no que a gente viu aqui hoje. A escola está feliz, sonhando e passando essa alegria, essa energia para quem está do lado."

O mestre Paulinho Steves enfatizou a reta final de preparação: "Agora é reta final. É aparar arestas e, cada vez mais, de degrau em degrau, de ensaio em ensaio, dar não 100%, mas 1000% até chegar o dia tão especial que é o do nosso desfile."

O presidente Matheus Santos avaliou a preparação de forma superpositiva: "Está tudo dentro do nosso planejamento. A expectativa para os ensaios é a melhor. A comunidade está muito feliz. O povo abraçou o samba, abraçou tudo. Só tenho a agradecer à Prefeitura e trabalhar. A gente vai voltar dia 9 e vai ensaiar, ensaiar, ensaiar para mostrar nossa potência na avenida, como mostramos aqui hoje."

#UniãoDeMaricá #CarnavalCarioca #ImpérioSerrano #UniãoDaIlha #SambaNoBar #Boemia

Siga no Instagran

Confira as noticias mais acessadas do Carnaval do Rio de Janeiro

Carnaval 2025: Liesa divulga datas dos ensaios técnicos no Rio Intendente Magalhães: Conheça a ordem dos desfiles das séries Prata e Bronze para o carnaval 2025 Ordem dos desfiles do grupo especial para o Carnaval 2025 - RJ Conheça a ordem dos desfiles da Série Ouro para o Carnaval 2025
Veja o artigo na página completa