Veja o artigo na página completa

Vila Isabel promove festa literária para crianças e adultos

FLIVILA: Unidos de Vila Isabel celebra a literatura e o samba!

A quadra da Unidos de Vila Isabel se transformará em um palco de cultura e conhecimento na próxima sexta-feira, 28 de novembro, com a realização da 3ª edição da "FLIVILA – Festa Literária da Unidos de Vila Isabel". O evento, que começa às 9h no Boulevard 28 de Setembro, é uma iniciativa da agremiação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, reforçando que a Vila Isabel é um celeiro de samba e de leitura.

FLIVILA: Uma imersão literária inspirada no Carnaval 2026

Integrando o Ciclo de Festas Literárias da Secretaria Municipal de Educação, a FLIVILA terá como pano de fundo o enredo da escola para o Carnaval 2026, _"Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África"_. Esta homenagem ao renomado compositor e pintor Heitor dos Prazeres visa celebrar as profundas conexões entre as raízes africanas, a musicalidade, as artes e a rica cultura brasileira, com o samba, a essência da Vila, em destaque.

Incentivo à leitura e à cultura para milhares de alunos

A expectativa é receber mais de 1.500 alunos da rede municipal de ensino, acompanhados de seus responsáveis, para uma programação diversificada de atividades literárias e culturais. Como um gesto de incentivo à leitura e valorização das experiências artísticas, musicais e culturais que a FLIVILA proporciona, cada estudante participante receberá gratuitamente um livro adequado à sua faixa etária.

"A FLIVILA é sempre um grande sucesso. Nela reunimos amantes da literatura e da cultura em torno de um objetivo comum: a imersão das nossas crianças em uma festa literária que incentiva o conhecimento, democratiza os livros e valoriza todas as práticas leitoras", ressalta o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Heitor dos Prazeres: Uma inspiração para a comunidade

Vinícius Natal, pesquisador da Unidos de Vila Isabel, destaca a importância do enredo e da festa: "O enredo de Heitor dialoga diretamente com a própria história da Vila Isabel. Ele era um grande intelectual que construía conhecimento por meio da pintura, da música e de sua vivência nos terreiros do Rio, e isso inspira a forma como queremos comunicar o enredo à comunidade. A FLIVILA reforça esse movimento ao levar a literatura para dentro da escola de samba, valorizando a memória da Vila e mostrando que ela é também um espaço de formação e cidadania".

Serviço:

#FLIVILA #VilaIsabel #Cultura #Literatura #Samba #HeitorDosPrazeres #Educação

Siga no Instagran

Confira as noticias mais acessadas do Carnaval do Rio de Janeiro

Carnaval 2025: Liesa divulga datas dos ensaios técnicos no Rio Intendente Magalhães: Conheça a ordem dos desfiles das séries Prata e Bronze para o carnaval 2025 Ordem dos desfiles do grupo especial para o Carnaval 2025 - RJ Conheça a ordem dos desfiles da Série Ouro para o Carnaval 2025
Veja o artigo na página completa