Dedê Marinho, cria da Vintém, é a nova Rainha de Bateria da UPM!
Dedê Marinho, cria da Vila Vintém, é coroada rainha de bateria da Unidos de Padre Miguel!
A emoção tomou conta da Vila Vintém neste domingo! Andressa Marinho, a Dedê, foi coroada rainha de bateria da Unidos de Padre Miguel para o Carnaval 2025, realizando um sonho e sendo reconhecida por sua paixão e dedicação à comunidade.
A nova rainha, cria da comunidade, foi pega de surpresa com o convite. "Foi uma surpresa. Emoção muito grande, porque não esperava", contou Dedê, em entrevista a outro portal. "Sabia do amor que a comunidade tem por mim pela minha dedicação. Foi um misto de sentimentos quando soube que seria rainha. Sou Vila Vintém. Muito feliz e grata por ser reconhecida e valorizada. Tudo aqui é por amor".
Para Lara Mara, diretora de carnaval da UPM, a escolha de Dedê para o posto foi algo natural, que representa a valorização da comunidade e a força de uma mulher que conhece e vive o samba. "A gente valoriza muito a nossa comunidade. Tinha que ter uma rainha que sabe a história da Unidos. Tem a nossa cara. A comunidade coroou ela. Merece ser rainha", afirmou Lara.
A diretora de carnaval ainda destacou a importância de ter na figura de Dedê uma rainha que representa a comunidade e que não busca holofotes para si. "Tive esse start quando vi que tem coisas que dinheiro não compra. Rainha que tem respeito com a comunidade, sem soberba, que não quer brilhar mais do que o pavilhão. A Dedê é sambista", completou.
Superação e representatividade
A trajetória de Dedê na Unidos de Padre Miguel é marcada por amor ao samba e superação, a escola foi seu refúgio em momentos difíceis, como quando enfrentou uma paralisia facial. "A minha trajetória é linda. Comecei pequena, passista, tive filho, passei por dificuldade com uma paralisia facial, mas nunca abandonei, porque a Unidos nunca deixou de ser o meu refúgio, minha liberdade de expressão, meu cantinho de cura", revelou.
Agora, como rainha de bateria, Dedê quer usar sua história para inspirar outras meninas da comunidade. "Ninguém nunca imaginou que a passista, musa, viraria rainha. Só tenho que agradecer, honrar e ter cada vez mais compromisso com minha comunidade. Faço tudo com muito amor, garra, leveza e gosto de me divertir", disse. "Ser rainha é um cargo sério, sei da responsabilidade do meu legado e da ancestralidade. Moro dentro da comunidade, espero ser exemplo para nossas crianças, ter essa postura no meu lugar, ser a minha melhor versão, e defender com unhas e dentes a bandeira da Unidos de Padre Miguel".
Valorização da comunidade
A coroação de Dedê é apenas o começo de uma série de ações da Unidos de Padre Miguel para valorizar a comunidade. Lara Mara anunciou que o concurso de musas para o Carnaval 2025 será ainda mais inclusivo, com duas vagas garantidas para meninas da comunidade. Além disso, a escola garantirá que 100% das fantasias do desfile sejam produzidas por costureiras da comunidade.
Com Dedê Marinho à frente da bateria e um compromisso ainda maior com a comunidade, a Unidos de Padre Miguel promete um desfile emocionante e cheio de significado em 2025.