Lideranças trans desfilam no Carnaval 2024 do Tuiuti

Paraíso do Tuiuti leva multidão de lideranças trans para a Sapucaí!
A escola de samba Paraíso do Tuiuti confirmou a presença de um time de peso no seu desfile de 2024, que homenageia Xica Manicongo, considerada a primeira travesti não indígena do Brasil. A agremiação, que desfila na terça-feira de Carnaval, dia 4 de março, vai trazer para a Avenida uma verdadeira constelação de mulheres trans que são referências em seus campos de atuação. Prepare-se para um desfile que promete ser histórico!
Um time de estrelas:
A lista de personalidades trans que integrarão o desfile é extensa e impressionante, incluindo:
- Deputadas Federais: Érika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG)
- Vereadora: Amanda Paschoal (PSOL-SP)
- Deputada Estadual: Dani Balbi (PCdoB-RJ)
- Lideranças Trans: Jovanna Baby (Fonatrans), Bruna Benevides (Antra), Eloina dos Leopardos (primeira rainha de bateria trans do Carnaval carioca)
- Artistas: Angela Leclery (Divinas Divas, Les Girls), Divina Aloma (atriz transformista e passista do Sargentelli), Valéria Barcelos (atriz e cantora de "Terra e Paixão")
- Ativistas: Keila Simpson (primeira travesti doutora honoris causa do país), Gilmara Cunha, Indianarae Siqueira (fundadora da CasaNem), Neon Cunha (sobrevivente das operações policiais rondão e tarântula)
- Acadêmicas: Megg Rayara (primeira travesti negra a alcançar o título de Doutorado), Jacqueline de Jesus (doutora e pesquisadora), Joyce Alves (primeira travesti pro-reitora no país)
- Outras Lideranças: Symmy Larrat (Secretaria Nacional LGBTQIA+), Denise Taynah (Rio sem LGBTIfobia), Andrea Brazil (ex-presidente da ASTRAL), Deborah Sabara (primeira travesti porta-bandeira do Carnaval Capixaba), Luana Rayala, Linda Brasil (deputada estadual em Sergipe), Isa Silva, Juhlia Santos (vereadora em BH), Monique Reis (presidente e fundadora da Imperatriz do Morro), Marcia Daylin (primeira bailarina trans do Theatro Municipal de SP), Renata Carvalho.
Essa poderosa representação trans na passarela do samba reforça a importância da visibilidade e da luta por direitos e inclusão da comunidade LGBTQIA+.
O enredo:
"Quem tem medo de Xica Manicongo?", desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, é uma homenagem à considerada primeira travesti não indígena do Brasil, prometendo um desfile emocionante e cheio de significado. A escolha do enredo, em plena Semana Nacional da Visibilidade Trans, não poderia ser mais apropriada e impactante.
Preparem os confete e serpentina! O Paraíso do Tuiuti promete um desfile inesquecível, que certamente ficará marcado na história do Carnaval.
#ParaísoDoTuiuti #Carnaval2024 #VisibilidadeTrans #XicaManicongo #LGBTQIA+ #DesfileDoSonho