Portela inaugura polo da UFF em sua quadra para democratizar o acesso à educação
UFF na Portela: um samba de inclusão e conhecimento!
A Portela, escola de samba renomada por sua história e tradição, agora também é palco de um projeto inovador na área da educação. A azul e branco de Madureira abriu suas portas para a Universidade Federal Fluminense (UFF), inaugurando um espaço de monitoria dentro da quadra.
Mas qual é a ideia?
A iniciativa, uma parceria entre a Portela, a Escola de Samba Mirim Filhos da Águia e a UFF, visa democratizar o acesso à educação superior, oferecendo aos moradores de Oswaldo Cruz, Madureira e toda a Zona Norte do Rio de Janeiro um polo universitário mais próximo de suas casas. Com o projeto, os alunos dos cursos superiores da UFF que frequentam a Portela poderão ter acesso a monitorias no formato remoto, sem precisar se deslocar para outros campi da universidade.
Oportunidade para todos!
E as novidades não param por aí! A parceria também prevê o mapeamento dos jovens frequentadores da Portela que estão matriculados em qualquer universidade. O objetivo é incentivar a participação desses jovens como monitores e tutores no projeto, criando uma rede de apoio mútuo e aprendizado.
Homenagem a um baluarte
A sala de monitoria recebeu o nome de Carlos Monte, uma singela homenagem ao ex-Diretor Cultural da Portela e benemérito da escola, que dedicou sua vida à cultura e à educação. A inauguração do espaço contou com a presença de figuras importantes como o Reitor da UFF, Antônio Carlos Lucas da Nóbrega, e o Ministro Benedito Gonçalves, demonstrando a relevância do projeto.
Educação e cultura: um duo imbatível
Para o presidente da Portela, Fábio Pavão, a iniciativa é um marco para a comunidade. "Eu como professor e presidente de uma agremiação como a Portela, vejo esse projeto com um grande potencial, pois educação e cultura precisam andar lado a lado, sendo fundamentais para construção de futuros profissionais. Com essa parceria, buscamos fortalecer a educação e oferecer novas oportunidades de aprendizado para a comunidade local", destacou.
A Portela, mais uma vez, mostra que o samba vai muito além da avenida e se consolida como um importante agente de transformação social. Parabéns à Majestade do Samba pela iniciativa!
#Portela #UFF #Educação #Cultura #Inclusão #Oportunidade #ZonaNorte #RioDeJaneiro